Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Debaixo dos Arcos

Espaço de encontro, tertúlia espontânea, diz-que-disse, fofoquice, críticas e louvores... zona nobre de Aveiro, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontravam e conversavam sobre tudo e nada.

Regionalizar Aveiro

Mais uma vez, parece ser de todo o interesse público não deixar esmorecer o tema.
Porque é Aveiro que está em causa.
É a nosso desenvolvimento político, social, cultural e económico que está em causa.
Face à desertificação do interior, a zona litoral toma contornos de sustentabilidade nem sempre equitativa e que dê resposta às necessidades e vontades das populações.
E independentemente da questão tocar a todos aveirenses, ela é pura e simplesmente política. E deve ser a partir deste ponto que se devem congregar esforços, vontades e meios. Com todas as forças partidárias, sociais, económicas e culturais.
O "inquérito" sobre a regionlização e Aveiro e que, durante três semanas, aqui esteve disponível recolheu o (histórico e recorde) total de 101 opiniões.

Há, felizmente, a percepção de que o projecto de regionalização, mesmo que não assumido ou dissimulado, que esta em curso e previsto pelo governo, coloca Aveiro sem peso político, económico e cultural, transfromando a sua realidade estrutural e a sua importância regional numa mera subserviência a uma região que historica, cultural, económica, política, religiosa e socialmente nada tem a haver com Aveiro - isto é: Coimbra.
É a aniquilação do futuro da GAMA, da AMRia, da Rota da Luz, da importância que Aveiro tem no eixo IP5, ou seja, do seu desenvolvimento futuro.
É uma realidade que não estará assim tão logínqua e que urge preservar.
Para muitos, só depois de perdermos o pouco "peso" que ainda nos resta, é que saberemos recordar o muito que nos faltou lutar.
Só que aí, já tarde demais.

6 comentários

Comentar post