Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Debaixo dos Arcos

Espaço de encontro, tertúlia espontânea, diz-que-disse, fofoquice, críticas e louvores... zona nobre de Aveiro, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontravam e conversavam sobre tudo e nada.

As compatibilidades não são para todos...

Já as incompatibilidades de inúmeras profissões exercidas fora do âmbito político e parlamentar não contêm quaisquer tipo de dúvidas.

É o caso, por exemplo, do jornalismo. O mero exercício da profissão leva a que a mesma tenha de ser interrompida (com suspensão da carteira profissional) quando em funções de assessoria ou incompatibilidades ao nível da publicidade (embora nem sempre correctamente aplicada), entre outras situações.

Mas a promiscuidade entre o exercício de algumas actividades profissionais pessoais e o cargo de deputado parlamentar é reveladora da forma como, neste país, a coerência, a transparência, os princípios éticos, a justiça.

Para evitar situações como esta (entre outras muito piores, é verdade) "Francisca Almeida, Vice-presidente da bancada parlamentar do PSD, é advogada no escritório que representa a Lusa e advoga contra os interesses da agência na Assembleia da República" porque é que os deputados/advogados não interrompem a sua ligação à Ordem dos Advogados enquanto no exercício da actividade política?

É que declarações de incompatibilidades baseadas em "apenas tenho colaborações esporádicas" (quando a declaração de interesses da página oficial da Assembleia da República é bem clara) ou que é "importante manter uma carreira profissional para além da actividade política", são demonstrativas da falta de ética que marca a política em Portugal.

Por isso é que nunca duvidei dos que sempre afirmaram, seja quais forem as razões e as convicções, de que a verdadeira crise não está na economia, nem nas finanças: está na crise dos valores.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.