Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Debaixo dos Arcos

Espaço de encontro, tertúlia espontânea, diz-que-disse, fofoquice, críticas e louvores... zona nobre de Aveiro, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontravam e conversavam sobre tudo e nada.

Eu também avalio!

Muito Bom - Bom - Regular e Insuficiente.
Este Ministério da Educação não pára de me surpreender. E pela positiva, mais uma vez!
Pena é que noutras áreas profissionais da administração central o "acomodismo" e os privilégios sectoriais não sejam igualmente postos em causa. Ganhava o país. Ganhávamos todos, por uma maior justiça e equidade.
O ME apresentou uma proposta de alteração ao Estatuto da Carreira dos Docentes onde prevê que os Pais ou Encarregados de Educação façam parte do processo de avaliação de desempenho, juntamente com o próprio docente (auto-avaliação), o coordenador escolar, a direcção executiva da escola e uma comissão de coordenação.
Et Voilá... Caiu o "Carmo e a Trindade", de uma vez só.
Sempre se reclamou a participação familiar no processo educativo.
Quantos não foram os professores que criticaram e criticam o alheamento dos pais em relação à escola e à educação dos seus filhos?!
Quantas escolas ou agrupamentos escolares têm a funcionar a sua respectiva Associação de Pais?!
mais do que importante, é fundamental a participação da familia no processo educativo. É primaz que os pais se envolvam no ensino, porque são eles os únicos responsáveis pelos seus filhos.
E porque é que os professores têm receio?!
Os pais não vão avaliar as suas competências científicas ou a objectividade das suas funções Vão pronunciar-se sobre aspectos pedagógicos e de disponibilidade para o acompanhamento escolar.E vão fazê-lo em função de parâmetros pré-definidos.
Por que razão têm os docentes medo dos pais e não têm o mesmo sentimento em relação aos outos elementos do processo de avaliação?!
Pena é que a participação dos Pais e Encarregados de Educação seja limitada ao nível individual, porque a mesma está dependente de uma pré-inscrição. E já se sabe qual vai ser o grau de participação dos pais. Era bom que as Associações de Pais, como legítimas representantes dos mesmo pudessem participar igualmente no processo.
Os Pais têm o direito em participar amplamente no processo educativo.
os Pais têm o direito de marcar a sua posição, quando, por exemplo, se fecham escolas do ensino básico neste país em função do número de alunos e do seu rentimento escolar.
Como se pode aceitar que numa escola com 8 ou 10 alunos haja uma reprovação que seja?! Porquê?! Por falta de condições?! Por falta de assiduidade dos alunos?! Por maus comportamentos ou agressividade social motivada por sobrelotação escolar (8 ou 10 alunos)?! Por falta de empenho dos alunos?!
Não tapem o sol com a peneira.
Como em tudo na vida laboral deste país (e do mundo) há bons e maus professores.
Pena é que só os maus se sintam abalados na sua "real" e "principesca" condição de senhores da verdade.
Felizmente sou Pai. Vou poder participar.

29 comentários

Comentar post

Pág. 1/3