Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada".

12
Nov 17

image.php.jpg

No documento programático que foi apresentado a sufrágio e validado, de forma inequívoca, pelos eleitores no processo eleitoral de 1 de outubro, a candidatura do PSD-Ílhavo, liderada pelo agora reeleito Presidente da Câmara, Fernando Caçoilo, entre os dez eixos de desenvolvimento estratégico do município (desenhado para 10 ou 20 anos e iniciado em 2013), assumia o compromisso com os munícipes de transformar o concelho num Município Inteligente ("Ílhavo Inteligente").

O compromissos alicerça-se, entre outros, na promoção e execução de projectos e implementação de soluções assentes nas novas tecnologias e electrónica com o objectivo claro de colocar Ílhavo na vanguarda da modernização, oferecendo um melhor bem-estar aos seus cidadãos, mecanismos de maior proximidade, transparência e participação cívica, bem como um maior dinamismo empresarial e económico e uma acrescida valorização territorial.

É inquestionável e inevitável a presença das tecnologias da informação, comunicação e electrónica (TICE) no mundo em que vivemos. Não aproveitar o impacto das mesmas no desenvolvimento das comunidades e no bem-estar dos cidadãos é um risco de retrocesso civilizacional.

Desta forma, afigura-se de relevante importância a realização nos dias 13 e 14 de novembro (segunda e terça-feira), em Ílhavo, do Encontro dos Altos Dirigentes da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP), líderes das comunicações Lusófonas (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). O encontro terá como referência de debate a “Internet das Coisas: Desafios e Oportunidades”.

A sessão de abertura contará com as intervenções de João Caboz Santana, Presidente da Direcção da AICEP e de Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo. Durante os dois dias das jornadas serão vários os painéis de reflexão neste encontro sobre Internet of Things (IoT) que a AICEP entende como sendo já "um catalisador da adoção das soluções digitais e inteligentes que vão contribuir para a resolução de desafios em diferentes vertentes e dimensões da nossa sociedade, sendo os desafios e as oportunidades que coloca a esta Indústria, com especial destaque na temática das cidades do futuro, da mobilidade inteligente e autónoma, das questões da segurança, da privacidade dos cidadãos e das disrupções potenciadas pela inteligência artificial".

Temas em debate

O impacto da IoT nas Pessoas, Sociedade e Negócio - Vasco Lagarto, Presidente da Comissão Executiva do Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE).
A Segurança e a Privacidade no Contexto IoT  - Luís Filipe Antunes, Professor Associado e Presidente do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Plataformas Urbanas e IoT - Alexandre de Sousa, Professor Associado do ISMAI e Responsável pela Arquitectura da Plataforma Urbana do Porto na “PortoDigital”.
Segurança de Redes e Proteção de Dados Pessoais - Manuel Pedrosa de Barros, Director de Segurança das Comunicações da ANACOM - João Filipe Alves, Técnico Superior na Direcção de Segurança das Comunicações da ANACOM.
Inteligência Artificial - Carlos Ramos, Vice-Presidente do Instituto Politécnico do Porto.
Veículos Autónomos - Ricardo André, Project Management da Bosch Car Multimédia.
Comunicações Veiculares - Susana Sargento, Professora Associada Agregada da Universidade de Aveiro

publicado por mparaujo às 19:08

pesquisar neste blog
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

28 seguidores

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Novembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

13
16

21

27
28
30


Visitas aos Arcos
Siga-me
links