Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Debaixo dos Arcos

Espaço de encontro, tertúlia espontânea, diz-que-disse, fofoquice, críticas e louvores... zona nobre de Aveiro, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontravam e conversavam sobre tudo e nada.

Valor Patrimonial.

Publicado na edição de hoje de "O Aveiro".

Bloco de Notas.
Valor Patrimonial.

O conceito de valor patrimonial é, usualmente, de contexto económico-financeiro.
Mas património pode ser entendido, igualmente, como algo de valor relevante, mesmo que incalculável. Algo para além de qualquer valor monetário.
Pode assumir-se como um valor histórico, social, cultural, político ou ambiental… o valor da Identidade (individual ou colectiva).
Assim sendo, se percebe porque é que recentemente algumas Juntas de Freguesia têm demonstrado um interesse e uma acrescida preocupação com o valor patrimonial das suas comunidades. É que na defesa, afirmação e consolidação dos seus patrimónios reside a construção e manutenção da identidade cultural, histórica e social da sua comunidade.
Recordo as acções em Aradas (Museu Tradicional, Museu de Arte Sacra, publicação de livros, etc.); a recuperação do Forno em Eixo; as tradições na Vera Cruz (por exemplo, a Feira das Cebolas); a recuperação da Pateira, em Requeixo.
Neste âmbito, por força minhas ligações afectivas e existenciais, é com agrado que assisto (finalmente) ao olhar mais atento da Junta de Freguesia da Glória para com o seu património por excelência: o Parque.
Aproveitando toda a importância futura para a Freguesia e para a Cidade que transporta o projecto do Parque da Sustentabilidade, o Executivo desta comunidade tem demonstrado alguma preocupação e tentado sensibilizar todas as entidades e os aveirenses para a necessidade de se intervir no Parque D. Pedro, no sentido de lhe restituir a vida, a importância ambiental e social que já teve, noutros tempos.
Neste sentido, é de louvar a iniciativa desenvolvida pela Junta de Freguesia da Glória para comemorar, no passado Sábado, o Dia Mundial da Árvore, com um evento denominado "à descoberta do Parque Infante. D. Pedro". Dar a conhecer a sua história, da sua biodiversidade, sensibilizando toda a comunidade aveirense para as potencialidades e a importância da qual se reveste o Parque, como testemunho de parte da história da cidade e por tudo o que representa para a qualidade de vida dos cidadãos.
No fundo, preservando e promovendo a memória colectiva e toda a identidade cultural, histórica, social e política da comunidade.
É o que se espera do novo projecto para a Sustentabilidade do Parque e de toda a zona envolvente. Que no progresso dos tempos, das sociedades e das novas realidades não se perca a memória e a identidade das gentes e dos espaços.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.