Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Debaixo dos Arcos

Espaço de encontro, tertúlia espontânea, diz-que-disse, fofoquice, críticas e louvores... zona nobre de Aveiro, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontravam e conversavam sobre tudo e nada.

Contribuição solidária...

Publicado na edição de hoje, 21.01.2010, do Diário de Aveiro.

Cheira a Maresia!
Contribuição solidária…

A forma como encaramos as realidades que se desenvolvem à nossa volta, a maneira como nos deparamos com os outros, a forma como nos comunicamos, como coabitamos, não tolera afectividades, emotividades, antes confrontos, egoísmos, interesses, rivalidades e conflitos.
Falta tempo para nós próprios, para as realidades individuais, para as nossas responsabilidades e para as exigências que nos são feitas. Quanto mais para os outros!
O comodismo e a indiferença, muitas vezes cobarde, limita o exercício desinteressado de sermos livres de nós próprios e disponibilizarmo-nos para tornar a sociedade mais aberta a todos, mais justa e mais comunitária. Seja pelo gesto mais simples, pela dádiva mais irrelevante, pela simbologia mais elementar.
Face à tragédia que se abateu sobre o Haiti foram várias as formas que surgiram na sociedade para apoio àquele país, às vítimas e aos desalojados: contributos monetários, apoio no local de organizações de ajuda humanitária, apoio institucional dos governos… inclusive, a presença in loco dos meios de comunicação social.
Mas existem ainda outras formas de solidariedade demonstradas através das “redes sociais” da internet, com divulgação de factos, opiniões e simbologias. Por exemplo, a rede social Facebook movimentou-se no sentido de, no passado domingo, pelas 22:00 horas, serem contemplados cinco minutos de “silêncio” (ausência de actividade na rede) por solidariedade para com as vítimas da tragédia.
Foram, no entanto, algumas as vozes que, legitimamente, questionaram o alcance e eficácia da medida. Por exemplo: “Para que cinco minutos de silêncio? Para nos redimir de séculos de miséria imposta por nós?”.
A história da humanidade está cheia de contradições, de episódios de exploração e opressão, de remissão de erros que as realidades sociais e as conjunturas das épocas foram marcando.
Os dias de hoje as relações geoestratégicas e geopolíticas estão minadas de interesses e de vencedores e vencidos.
No entanto, a sociedade dos nossos dias molda-nos num selvático inúmero de relações inter-pessoais, culturais, políticas, religiosas, sociais e económicas que nos tornam cada vez mais em indivíduos atípicos, fechados, insociáveis. Com a consequente perda ou esmorecimento de valores comunitários relevantes como a solidariedade, o associativismo, a cidadania…
Principalmente com o descrédito que a simbologia é votada nos dias de hoje.
O não fazer nada ou a apatia é mais valorizada do que o respeito, a solidariedade, a formação de consciências.
Uma marcha pela Paz e pela não violência termina com a morte, a guerra, a agressão. Mas alerta e educa.
Cinco minutos de silêncio não alimenta, não ressuscita, não mata a sede, nem aquece… mas alerta, consciencializa e promove o respeito e a solidariedade.
Assim como um cêntimo de contribuição através de entidades como a Cruz Vermelha, a Cáritas, a AMI, a UNICEF ou a Oikos é sempre melhor que nada fazer e continuarmos orgulhosamente sós, indiferentes e apáticos.


Como ajudar e contribuir, solidariamente, com o Haiti.

Cruz Vermelha Portuguesa
O lema da campanha é "Ajude o Haiti, agora!"
Opção 'pagamento de serviços' - Entidade: 20999 - Referência: 999 999 999.

AMI - Assistência Médica Internacional
A AMI apela aos donativos para ajudar a "reconstruir as vidas que ficaram destruídas".
Transferência bancária - NIB: 0007 001 500 400 000 00672
Multibanco - "Pagamento de Serviços" - Entidade: 20909 - Referência 909 909 909

Cáritas Portuguesa
O lema da campanha é "Cáritas Ajuda Haiti"
NIB 003506970063000753053, da Caixa Geral de Depósitos.

UNICEF
A UNICEF, com equipas de emergência no Haiti, apela à contribuição para ajudar as vítimas do sismo.
É possível contribuir a partir do site da UNICEF (www.unicef.pt)
A UNICEF garante a segurança da transacção através da Internet.

Oikos
Campanha "Emergência no Haiti".
Conta, na Caixa Geral de Depósitos, com o NIB: 0035 0355 00029529630 85.