Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Debaixo dos Arcos

Espaço de encontro, tertúlia espontânea, diz-que-disse, fofoquice, críticas e louvores... zona nobre de Aveiro, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontravam e conversavam sobre tudo e nada.

Semana em Resumo IX

Publicado na edição de hoje, 17.01.2010, do Diário de Aveiro.

Cambar a Estibordo...
A semana em resumo.

Acordo na Educação
Sindicatos e Ministério da Educação chegaram a acordo, após longa e exaustiva maratona negocial quanto ao estatuto da carreira de docente.
Mais que questionar se as medidas acordadas são justas e contribuem para a melhoria do sistema de ensino (porque isso não caberia numa edição completa do Diário de Aveiro), importa referir dois aspectos que parecem relevantes: o que aconteceu a quatro anos de política de educação tão inflexivelmente defendida; e que moralidade tem o governo para exigir e aplicar regras diferentes nos vários sectores profissionais do Estado?!

Orçamento de estado para 2010 - Negociações
Por força da minoria parlamentar, José Sócrates vê-se na contingência de iniciar negociações com os partidos da oposição para aprovação do Orçamento de Estado para 2010.
A tendência é para um acordo à direita numa negociação que tem a pressão do défice e do desemprego que, segundo as palavras do ministro Vieira da Silva, não irá baixar em 2010.
Estranha-se que, em pleno processo negocial, o Ministro das Finanças venha pressionar e condicionar as propostas da oposição ameaçando com a eventual subida de impostos. Isto não é aceitar a participação, é condicionar o processo, pretendendo apenas impor a versão do governo.
Ou então o Ministro encontrou uma excelente justificação e “álibi político” para aplicar aquilo que sempre negou: aumentar a carga fiscal.

A força da natureza
A terra tremeu e devastou um país.
O Haiti virou, em apenas dois minutos, um verdadeiro cenário dantesco: morte, tragédia, destruição, caos…
Por mais ajuda que chegue e por maiores que sejam os esforços vai ser muito difícil e moroso erguer a cidade e o país.
Já para não falar na dificuldade em “sarar as feridas”…

Os erros de timing político
Quando as atenções deveriam estar concentradas nas prioridades políticas do país e dos partidos – negociação e aprovação do OE 2010 – eis que há quem prefira desviar as atenções e criar verdadeiros “fait divers” políticos que em nada contribuem para um debate político-partidário consistente. Mesmo que Santana Lopes tenha obtido as assinaturas necessárias para avançar com Congresso Extraordinário do PSD.
Extraordinário seria se não se trocassem prioridades e timings.

Praia madrilena em Lisboa! Melhor que “jamais”
Foi mudada a figura principal do Ministério das Obras Públicas mas nem por isso mudou a imagem e os conceitos surrealistas.
Para sustentar e justificar o investimento e a despesa pública relacionada com o TGV, para fundamentar um endividamento óbvio do país numa infra-estrutura questionável, o novo ministro afirmou, publicamente, que a linha Lisboa-Madrid permitirá transformar a capital do país numa praia madrilena com privilegiada potencialidade para o surf.
O ministro esqueceu-se que o centro do país, nomeadamente Aveiro, é uma zona de eleição do turismo espanhol de fácil acesso rodoviário ou aéreo (por exemplo, via Porto).
Será tão surreal como o “jamais” ou “o deserto da outra margem” do anterior ministro, como concebermos um TGV cheio de pranchas de surf.
E se os espanhóis, concretamente os madrilenos, querem ter uma praia lusa mesmo “à mão”, não tenho qualquer constrangimento que sejam eles a pagar o investimento.

Falta um ano mas Presidenciais já mexem
Manuel Alegre anunciou, nesta sexta-feira, em Portimão, a sua disponibilidade para se candidatar às presidenciais de 2011. Nada de extraordinário ou de surpreendente.
Era algo esperado…
No entanto, este antecipado anúncio cria alguma pressão no PS e marca a futura escolha socialista para o cargo (pondo de parte a possibilidade – claramente inviável - de José Sócrates escolher apoiar Alegre).
José Sócrates não quererá repetir o erro de casting das últimas presidenciais e terá de ser bem ponderada a candidatura socialista.
Jaime Gama afigura-se como um candidato de peso e desejável por muitos socialistas. O que diminuirá o espaço de Manuel Alegre (que se afigura como o candidato do Bloco de Esquerda), mas também poderá criar algum incómodo na ala da direita, mesmo com hipotética recandidatura de Cavaco Silva.
Depois do Orçamento de Estado, será a nova agitação política nacional.

Boa Semana…