Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Debaixo dos Arcos

Espaço de encontro, tertúlia espontânea, diz-que-disse, fofoquice, críticas e louvores... zona nobre de Aveiro, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontravam e conversavam sobre tudo e nada.

À LA CARTE

Publicado na edição de ontem (7.08.08) do Diário deAveiro.

Sais Minerais
À La Carte!

Em jeito de suave Verão, com o sol ao sabor do vento, umas vezes sim, outras não ou antes pelo contrário, a semana ficou marcada por céu cinzento, arco-íris com sol brilhante e trovoadas. Ou seja, houve de tudo…
“Suspense”.
O Presidente da República, mais do que um novo tabu (hábito criado nos tempos de governo), conseguiu, na passada semana, criar um verdadeiro suspense, à boa maneira de Alfred Hitchcock.
Quando um país sustende a respiração face a tamanha expectativa criada, nada melhor que um verdadeiro “balde de água fria” para aumentar ainda mais o descrédito que os portugueses vão acumulando em relação à política e às suas instituições.
Quando um país transforma a vida da maioria dos seus cidadãos num calvário de preocupações - emprego, salários, educação, saúde, justiça, corrupção, segurança - o que se espera de um Presidente da República é que transmita optimismo, aponte objectivos e soluções, tenha uma posição firme e de fundo.
Não questionando a preocupação legítima pelo normal e correcto funcionamento das Instituições do País, o tema abordado (alteração do Estatuto Político-Administrativo dos Açores) bastava ter ficado confinado aos limites da relação com os órgãos parlamentares, já que a mesma apenas é de natureza jurídico-constitucional, matéria que, à maioria dos portugueses (e mesmo à maioria dos Açorianos) passou totalmente incompreensível.
A questão é saber se quando for realmente importante abordar a realidade do país, a expectativa será a mesma. Duvida-se!
Inevitavelmente...
Não é fácil passar ao lado.
Agora que foi levantado o segredo de justiça sobre o caso “Maddie” é altura para confirmar os factos, demonstrar a realidade e provar, pelo menos, que o esforço da PJ e dos seus investigadores merecia um maior respeito.
É, no mínimo, preocupante, face a tantas interrogações, pressões externas à investigação, incoerências e outras tantas provas e factos, que, pelo verdadeiro sentido e significado da palavra Justiça, o caso tenha sido arquivado.
E o Reino de Sua Majestade continua a tratar Portugal e a PJ Portuguesa com um verdadeiro país do terceiro mundo (como se já não bastasse a nossa própria vivência do dia-a-dia). Mais preocupadas com isso e com o desviar das atenções sobre o casal, do que propriamente apurar a verdade e as responsabilidades.
Contagem decrescente.
Faltam poucas horas para a Sessão de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.
É certo que os feitos desportivos deverão merecer honras e destaque, porque são eles a essência dos jogos.
Mas este evento, será, com toda a certeza, marcado pela propaganda, pela censura, pelos jogos da contra-informação e pela pressão informativa.
A China irá provar ao mundo que a sua realidade política, económica e social é totalmente diferente da imagem externa. Nem que para tal se censure, se pressione, haja necessidade de coagir e de controlar.
Esta realidade será um jogo paralelo em que haverá apenas um vencedor e um vencido.
Mesmo que os direitos humanos oprimam e matam deliberadamente na China.
Ao sabor da pena…

1 comentário

Comentar post