Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Debaixo dos Arcos

Espaço de encontro, tertúlia espontânea, diz-que-disse, fofoquice, críticas e louvores... zona nobre de Aveiro, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontravam e conversavam sobre tudo e nada.

A ler os outros... Joel Neto (DN)

O caso do pequeno Gustavo, filho do jogador de futebol Carlos Martins.
Qualquer drama que envolva crianças é sempre mais tocante (e, nalguns casos, mais chocante), independentemente dos factos.
Num caso de doenças graves e crónicas ainda mais se acentua a compaixão, o respeito e a solidariedade.
Quando os factos envolvem crianças que são filhos de figuras mediáticas, a solidariedade (e o mediatismo) aumenta exponencialmente.
É certo que há muitos "Gustavos" em Portugal. Mas também, reconheça-se, que o destaque dado à situação dramática do filho de Carlos Martins serve igualmente para alertar, sensibilizar e ajudar estruturas e entidades das respectivas áreas de intervenção.
Daí que o papel da Comunicação Social reveste-se de particular importância. Não só pela capacidade de mediatização dos factos, das campanhas, como um meio privilegiado de prevenção, alerta e sensibilização.
Desde que salvaguardados princípios de respeito pela vida humana, reserva da vida privada e, acima de tudo, rigor informativo e profissionalismo.
Longe da tentação da "lamechice", da "compaixão beata", do sensacionalismo ou da pieguice.
E a entrevista da RTP1, na passada semana, mesmo que não tenha chegado a este ponto, andou muito perto... com a jornalista Sandra Sousa - Grande Entrevista - a resvalar para as perguntas de "escola primária" em vez de aproveitar a oportunidade para falar aprofundadamente sobre a doença, como lidar com a realidade, que perspectivas de cura, campanhas solidárias, etc.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.