Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Debaixo dos Arcos

Espaço de encontro, tertúlia espontânea, diz-que-disse, fofoquice, críticas e louvores... zona nobre de Aveiro, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontravam e conversavam sobre tudo e nada.

Solidariamente... RTP.

 

Qualquer processo de reestruturação de uma organização tem sempre impacto (negativo) na vertente dos recursos humanos dado que esta é uma fatia considerável dos encargos financeiros. Mas não só… há outras e inúmeras formas de minimizar esses impactos, muito longe dos números avançados pela imprensa para um processo de despedimento como o da RTP (mais de 600 profissionais) e com contornos muito pouco claros, ou, por outro lado, muito preocupantes: como é que será o futuro da RTP Porto?

Dos 323 trabalhadores (números avançados pela Comissão de Trabalhadores) perspectiva-se o despedimento de 300, reduzindo toda uma história e uma capacidade produtiva comprovada a 23 colaboradores? E que tipo de reestruturação vai ser executada? Apenas o que respeita aos encargos com o pessoal? É isto que é repensar o serviço público de televisão e todo o papel da RTP na comunicação social?

Já aqui avancei, em algumas ocasiões, um exemplo do que poderia ser (evidentemente com alguns constrangimentos de recursos humanos, mas isso seria de todo inevitável mesmo que em número muito mais reduzido) uma parte de um processo abrangente de reestruturação: a fusão da RTP2 com a RTP Inf, aproveitando o que de melhor tem a informação com a “formação” e conteúdos de excelência da RTP2 (pena que já tenham antecipado o fim do “Câmara Clara” ou a redefinição do “Sociedade Civil”, por exemplo). Por outro lado, repensar a RTP Memória, RTP África e RTP Internacional.

Agora, pura e simplesmente, pegar em dinheiro (que afinal existe… deve ter vindo dos “mercados”) e cortar (nem sequer é reestruturar) sempre pelo elo mais fraco, parece-me mais do mesmo, num país completamente esfrangalhado nas competências sociais e culturais do Estado.

Resumo de uma triste história, com um final ainda pior.

RTP: História de uma privatização que passou a concessão e que vai acabar numa reestruturação “dolorosa”

(via Jornal de Negócios, versão on-line, 26 janeiro 2013)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.