Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Debaixo dos Arcos

Espaço de encontro, tertúlia espontânea, diz-que-disse, fofoquice, críticas e louvores... zona nobre de Aveiro, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontravam e conversavam sobre tudo e nada.

A Leste… nada de novo (2)

A situação que se vive na Ucrânia, com extensão actual à Crimeia, ultrapassa as fronteiras da região.
Há quem retome a história com as invasões da (na altura) Checoslováquia (a célebre, Primavera de Praga) ou do Afeganistão.
Há quem relembre, mais recentemente, a invasão do Iraque pelos Estados Unidos.
A Rússia tem interesses geopolíticos, geoestratégicos e económicos na região, muito para além da questão das bases militares.
Os Estados Unidos, sob a capa das armas de destruição maciça fantasmas, tinha óbvios interesses geopolíticos, geoestratégicos e económicos no médio oriente, aquando da invasão do Iraque, muito para além da questão do combate ao terrorismo.
Invasão é sempre invasão… facto.
O que deixa uma maior incerteza e preocupação quanto ao futuro é que a União Europeia não vai ter coragem para o confronto, mesmo que político e diplomático, com a Rússia; os Estados Unidos (e a NATO), para além da demagogia geopolítica, não servem de exemplo em relação à violação do direito internacional e não se sujeitarão a retomar os tempos da guerra fria.
A Ucrânia fica, assim, entregue às suas próprias mãos e aos seus destinos, agudizando o conflito político e social entre pró-europeus e pró-russos.
E isto ainda vai acabar (muito) mal.