Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Debaixo dos Arcos

Espaço de encontro, tertúlia espontânea, diz-que-disse, fofoquice, críticas e louvores... zona nobre de Aveiro, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontravam e conversavam sobre tudo e nada.

A primeira e importante vitória eleitoral

mesmo ainda em projecção e à espera da confirmação (abstenção)

Logo_PR2021.png

Se se confirmarem as projecções que apontam para uma abstenção entre os 50% e os 55%, os portugueses demonstraram um enorme sentido cívico e democrático. É um número elevado mas longe da tragédia anunciada e prevista até ao dia de ontem.

Importa recordar que estamos no furacão de uma pandemia, com recolhimento e confinamento, e com uma segunda-feira (pelo menos à tarde) bastante chuvosa...
Importa recordar que o número de eleitores aumentou em relação às Presidenciais de 2016.
Importa recordar que em 2016, o Presidente foi eleito com uma taxa de abstenção de 51,34‬%.
É por isso previsível que se possa registar, inclusivamente, um aumento do número absoluto de votos em relação às Presidenciais de 2016.
Parabéns aos portugueses que, livre e democraticamente, saíram à rua para cumprir, em segurança, o seu dever e exercerem o seu direito cívico.

Estão também, pelos registos jornalísticos (e pelo que pude comprovar) de Parabéns as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia que organizaram, por esse país fora, as várias secções de voto, bem como todos os voluntários que se disponibilizaram para que as eleições se realizassem e, genericamente, se realizassem de forma exemplar.

Grande Vitória.