Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Debaixo dos Arcos

Espaço de encontro, tertúlia espontânea, diz-que-disse, fofoquice, críticas e louvores... zona nobre de Aveiro, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontravam e conversavam sobre tudo e nada.

Como deseducar no Dia da Criança? A PSP ensina...

(declaração de interesses)
Apesar de alguns amargos de boca com a PSP, a par de muitos bons momentos, nada tenho contra a instituição, antes pelo contrário, assim como tenho pessoas por quem guardo estima, amizade e consideração, que são agentes da PSP. Ponto prévio.
Tendo sido um dos muitos que criticou os acontecimentos recentes que ocorreram em Guimarães após o final do jogo de futebol entre o Vitória e o Benfica, não tomei a parte pelo todo e, muito menos, confundi a árvore com a floresta, apesar de achar surreal a nota e as explicações da Direcção Nacional da PSP sobre o caso. Além disso, não julguei sequer a intervenção nos "festejos do Marquês" porque não acho que, face ao contexto, a actuação da PSP, em Lisboa, tenha sido desmedida e desproporcional.

Mas há coisas que são mesmo surreais, lamentando que a Instituição PSP não saiba cuidar, principalmente nos momentos mais indicados, da sua imagem, dos seus princípios e da sua missão... a bem de todos (sociedade) e dos seus profissionais.

Ontem, a propósito do Dia Mundial da Criança, relembrei aqui a importância do papel da UNICEF, da Convenção dos Direitos da Criança, das várias acções urgente humanitárias, das situações de pobreza, de fome, de violação e abusos sexuais, da guerra. Poderia, hoje, lembrar questões como os mais elementares e básicos cuidados de saúde e o acesso à mesma (por exemplo o que se passa com a vacinação gratuita em Portugal), com questões como o ensino e escolaridade, com questões como o direito à adopção e coadopção sem reservas (por exemplo por casais homossexuais), etc., etc,. etc.

Enquanto isso o país, nomeadamente as escolas e os municípios, andou em festa. Não é bom celebrar algo que respeita à criança, ou às crianças, em Festa? Não é um dos seus direitos a liberdade, a felicidade e o brincar? Sem dúvida e nem é isso que me cabe criticar. Mas não deixa de ser importante que, desde pequenino, haja a consciência da realidade diferenciada, do outro, da massa crítica, de apontar o que está/é errado.

Infelizmente, em pleno Dia Mundial da Criança, há quem perspective uma tomada de consciência precoce e pueril para a violência. E logo a própria PSP. Em Portalegre, no festejos municipais do Dia Mundial da Criança, a PSP local resolveu criar com as crianças, bem pequenas, um cenário de confronto e violência, tal como descreve a fotografia (entretanto apagada da página oficial da Câmara Municipal de Portalegre) que correu (e ainda corre) as redes sociais mais diversificadas (como é o caso do blogue Jugular) ou a própria comunicação social (Diário de Notícias ou o Público, como exemplos). Há coisas que dificilmente se apagam.

1_jun_Portalegre.jpg

Haveria mil e uma formas da PSP cuidar da sua imagem de segurança, de serviço ao cidadão e à sociedade. Mas a pior resposta foi dada: criar um cenário onde crianças bem pequenas simulam o arremesso de pedras (mesmo que com folhas de papel... também só faltava cair no extremo do realismo puro) e outras estão prontas para a respectiva carga policial de resposta, em pleno Dia Mundial da Criança, não tem sustentação e justificação válida, não pode haver argumento que a sustente, é um claro atentado aos próprios direitos das crianças.

Houvesse alguém que tivesse tido (PSP e Câmara) o bom-senso de impedir tal "calamidade". Houvesse... mas não houve.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.