Legitima e louvável ambição de mulher
A líder da bancada parlamentar do Partido Socialista, Alexandra Leitão, ex-Secretária de Estado Adjunta e da Educação e ex-Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, numa entrevista à Antena 3 (programa “Donas de Casa”, da jornalista Catarina Marques Rodrigues) afirmou que gostaria de ver uma mulher socialista (PS) como Primeira-ministra de Portugal e que, entre outras mulheres socialistas, tinha condições para assumir esse papel e esse ‘sonho’.
Haverá logo quem veja nesta afirmação um ataque político à liderança de Pedro Nuno Santos. Nada de mais errado e demagogo… serve apenas a chicana política e a politiquice baixa. Nada disso está em causa, nem foi, minimamente, colocada a questão ou abordado esse contexto. Bem pelo contrário.
O que se lê (ouve) nas excelentes palavras de Alexandra Leitão é um hino à condição de ser mulher, ao legítimo direito às ambições pessoais e profissionais das mulheres, à necessidade das mulheres se afirmarem, terem iguais oportunidades para enfrentar os desafios e atingirem metas e objetivos pessoais, num universo marcadamente masculino (e cheio de masculinidade tóxica).
Vale a pena ouvir e refletir… todas e todos, principalmente os homens.