Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Debaixo dos Arcos

Espaço de encontro, tertúlia espontânea, diz-que-disse, fofoquice, críticas e louvores... zona nobre de Aveiro, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontravam e conversavam sobre tudo e nada.

(podcast) POLITICAMENTE INSURRETO: temporada #1, episódio #8

De novo a tragédia dos incêndios

Já está no ar o oitavo episódio do Politicamente Insurreto, disponível em:
Rádio Terra Nova e no Spotify .

Imagem.jpeg

Episódio desta semana: "Chorar os mortos, sarar as feridas e contabilizar os danos… de novo os incêndios".

Sobre o episódio #8
Em poucas semanas, o norte e o centro do país avivaram as memórias dos trágicos incêndios de 2017. Em cerca de uma semana o “lume” devastou mais de 124 mil hectares de floresta (e mato), propriedades e bens, provocou 117 vítimas, das quais 12 feridos graves, e, lamentavelmente, 5 mortes.
E, de novo, voltámos a ouvir as mesmas análises e reflexões, os mesmos estudos, os mesmos apelos, as mesmas críticas, os mesmos diretos da comunicação social (alguns bem dispensáveis e questionáveis, como, por exemplo, a “exploração mediática” da aflição, da dor e do sofrimento), a mesma devastação, a mesma tragédia, o mesmo desespero das pessoas, dos autarcas e dos bombeiros perante os mesmos cenários dantescos.
O que ano após ano, tragédia após tragédia, vai permanecendo esquecido e abandonado é a decisão política e a condenável apatia e inação sobre a contiguidade e diminuição da mancha florestal no país, o tipo de floresta que é desejável, o cadastramento da propriedade florestal e a responsabilização pela sua gestão (a começar pelo próprio Estado), uma política territorial que combata o abandono e a desertificação dum país que vai muito para além do litoral, com mais ou menos interioridade, e efetivos e consistentes apoios ao desenvolvimento rural ou à ruralidade.
Já lá vão 7 anos, quase uma década, após os incêndios de 2017 e, para além de tanto e de tudo o que foi estudado, relatado, proposto, científica e objetivamente confirmado, não aprendemos nada. Nem com a tragédia, com a perda de bens e, principalmente, das vidas.
Para o ano voltamos a ter verão e calor… que a sorte nos proteja.

Sobre o Podcast "Politicamente Insurreto"
Insurrecto (adjetivo e nome masculino):
1. Que ou quem está em insurreição ou faz parte dela. = amotinado, insurgente, rebelde, revoltoso, sublevado.